Segundo o Panorama Agrícola Semanal (PAS) e o Estado y Condición de Cultivos (ECC) divulgados pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), a soja já ocupa 97% da área projetada de 18,4 milhões de hectares. Embora 87% das lavouras estejam em boas ou normais condições, a situação hídrica apresentou uma queda de 4,4 pontos percentuais. Além disso, 47% das lavouras de soja de primeira já iniciaram os estágios reprodutivos.
No que diz respeito ao milho, a semeadura alcançou 91,6% da área estimada, representando um avanço de 4,5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, a proporção de áreas com condições hídricas ótimas ou adequadas caiu 4,1 pontos percentuais em relação à semana passada.
O girassol apresenta resultados variados nas diferentes regiões produtoras da Argentina. No norte, a produtividade média é de 20 qq/ha, refletindo boas condições de cultivo e clima favorável. Em contrapartida, no sul do país, especialmente no sudoeste, a situação é mais preocupante, com 12% das lavouras apresentando condições regulares a ruins, afetadas por fatores climáticos adversos, como a falta de chuvas e altas temperaturas, que têm prejudicado o desenvolvimento da cultura.
A colheita do trigo já abrange 98,2% da área apta, com um rendimento médio de 30,4 qq/ha, o que representa um avanço de 3,5 pontos percentuais em relação à semana anterior. A estimativa de produção permanece em 18,6 milhões de toneladas. Por fim, a colheita da cevada foi concluída, resultando em uma produção de 5 milhões de toneladas e um rendimento médio de 39 qq/ha, o que representa uma queda de 8,8% em relação à safra anterior e 3% abaixo da média dos últimos cinco anos.