Nigerianos comemoram 5 novas variedades agrícolas
Publicidade
Publicado em 31/01/2022 11h46

Nigerianos comemoram 5 novas variedades agrícolas

País vem ampliando a gama agrícola
Por: Leonardo Gottems

A Diretora Executiva do Instituto de Pesquisa Agrícola (IAR&T), Moor Plantation Ibadan, Professora Veronica Obatolu, anunciou na terça-feira a liberação de cinco variedades de culturas recém-desenvolvidas para os agricultores nigerianos. A professora Obatolu fez o anúncio em uma coletiva de imprensa do instituto para apresentar as variedades de culturas recém-desenvolvidas realizadas no campus do instituto em Ibadan. 

A Diretora-Executiva disse que o novo feito está de acordo com o mandato de pesquisa do instituto sobre o uso eficiente do solo e dos recursos hídricos para agricultura sustentável, melhoramento genético de culturas, bem como pesquisa e extensão de sistemas agrícolas para agroecologias do sudoeste. Ela enfatizou que o IAR&T está, sem dúvida, comprometido em aumentar a produtividade e a agricultura sustentável para o crescimento econômico na Nigéria, acrescentando que, ao longo dos anos, o Instituto desenvolveu muitas tecnologias e inovações nesse sentido. 

Ela sustentou que todas essas tecnologias e inovações foram amplamente utilizadas para capacitar nossos agricultores e empreendedores por meio de iniciativas de treinamento e capacitação do instituto. “Precisamente no dia 12 de janeiro de 2022, outro feito nesse sentido foi registrado pelo instituto com a liberação de cinco variedades de culturas recém-desenvolvidas para agricultores nigerianos através da certificação do Comitê Nacional de Nomeação, Registro e Liberação de Variedades de Culturas e Raças de Pecuária ," ela disse. 

Falando ainda mais, Obatolu deu as variedades de culturas recém-desenvolvidas aos agricultores nigerianos para incluir variedades Kenaf, variedades de feijão-fradinho e variedades Modupe. Segundo ela ” Modupe é uma variedade de maturação precoce com hábito de crescimento espalhado, resultando em alto rendimento de forragem para animais de fazenda e capacidade de suprimir ervas daninhas. As sementes são marrons com textura de casca áspera com potencial de rendimento de 1,25 t/ha.”